quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Crónica de Natal.

Quanto mais falo e penso mais desiludido fico com as pessoas. Vejo milhões (sim, não são milhares, são mesmo milhões) de pessoas a celebrar o nascimento de alguém em quem não acreditam. Falsidades. Tomaram a festa como sua uma festa que era que era do Menino Jesus.

São trocados presentes aos milhares sem qualquer ligação ao verdadeiro simbolismo da época (nesta parte também me declaro culpado) enquanto os verdadeiros valores são espezinhados e esquecidos. Onde está a caridade? Onde está a partilha? Onde está o amor? Se todos fizéssemos a nossa parte o mundo seria um lugar um pouco melhor.

Voltando ao tema inicial, apesar de não ter qualquer tipo de preconceito, de ódio ou sequer de desrespeito pelas outras religiões, credos e crenças acho repúdio a hipocrisia que salta à vista quando vejo alguém que se diz ateu ou muçulmano a dizer que já fez as compras de Natal. Natal? O nascimento do Jesus em que não acreditam? Ou do fundador da Religião contra a qual lutam? Hipocrisias...

Mas enfim, deixo-me de polémicas e vou tentar espalhar amor e alegria pela casa e pela família. Apesar de não ser fácil, é a minha função.

4 comentários:

  1. Amor, partilha e caridade é o que se vai fazer no Teatro Angrense para as familias da Agualva, o oposto é o que o "deus" dessas familias lhes fez. Com todo o respeito por todas as crenças e religiões e neste caso a tua opinião porque ser Ateu não é só não acreditar em entidades divinas é tambem não desvalorizar quem acredita, acho que o natal se tornou uma época festiva e uma "desculpa" para sermos carentes com todos os outros e por isso se esqueceu o motivo da ocasião porque se encontraram outras razões para festejar a época..Pena não ser assim o ano todo. Um optimo Natal para ti Tiago

    ResponderEliminar
  2. Percebeste a mensagem que queria transmitir. O Natal tornou-se uma desculpa para TODOS. As pessoas não cristãs não são mais culpadas, pois os próprios cristãos banalizaram a celebração.
    Apenas não concordo quando falas do que o "meu Deus" fez. Se os troncos cortados pela EDA tivessem sido devidamente limpos, se as construções praticamente dentro da ribeira não a tivesse estreitado, se muitos outros pequenos factores que juntos causaram o que se viu tivessem sido devidamente tratados não teríamos assistido ao que assistimos. Acredito que Deus nos criou, mas tudo o resto (desde a quase "insignificante" limpeza das ribeiras ao preocupante aquecimento global) fomos nós que criamos.

    "Cada um faz a cama onde se vai deitar"

    Um abraço e um óptimo Natal Guilherme

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, e não quis passar a ideia de que a culpa de tudo se deve a deus, apenas de que quem vai ajudar, independentemente de ter causado o problema, somos todos nós. Respeito completamente qualquer fé ou crença, faz parte da minha futura profissão e educação, e sendo Ateu sei admitir que a religião promoveu a distinção entre o bem e o mal e foi sendo a "ordem" entre os crentes. A religião surgiu como uma explicação para quem se recusava a acreditar que estamos na terra sem um propósito, as outras regiões do mundo tem deuses completamente diferentes alguns em forma de animais e todos significam o mesmo: A explicação da nossa existência, algo que cuida de nós que nos mostra como agir bem e não agir mal.
    No entanto, qualquer cristão, repugna a ideia de que ha uma religião que leva ao paraiso quem se suicidar e consigo levar alguem inocente.
    Eu respeito e aceito todas as crenças, como já referi, mas recuso-me a seguir uma sabendo que todas tem a "mão" do homem e foram vergadas conforme o que lhe convém.
    Fora isto esperemos que Neptuno (nesse acredito porque tenho que ter alguem para rogar pragas) nos dê um verão melhor que o passado, que este ano foi fraco de "pêxe"!
    Abraço e espero que deixes mais material para ler visto que só volto à net para o ano! Abraço

    ResponderEliminar
  4. De facto esse tal de Neptuno... anda a estragar o esquema a muita gente... pode ser que o próximo Verão seja melhor.

    Abraço

    ResponderEliminar