quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Suicídio.

Hoje à tarde a minha cabeça foi invadida por ideias e imagens estranhas. Provavelmente devido ao meu hábito de folhear tudo o que é revista. Suicídios.

Não me perguntem porquê, mas pensei nisso a tarde toda. O que levaria uma pessoa a fazê-lo? O que levaria uma pessoa a deixar tudo para trás? O que levaria uma pessoa a escolher o caminho mais fácil e o mais difícil ao mesmo tempo?

Não tirei uma única conclusão ao longo da longa tarde. Mas valeria a pena deixar de ver todos os sorrisos que nos fazem sorrir para fugir de um problema? Valeria a pena desistir de tudo por causa de alguém? Porque não escolher outro caminho?

Entre as muitas certezas que tenho (a que estás a pensar é uma delas, quem sabe a que tomo por mais certa) tenho a de que esse nunca será o meu caminho. Desistir? Nunca! Há que lutar!

9 comentários:

  1. Alguem que ache que ha mais razões para morrer do que viver. Ha quem não tenha nada, ha quem não ganhe nada! O suicidio pode ser condiderado um acto de coragem e ou cobardia; coragem por ser algo sem retorno e que põe a nossa integridade fisica em causa, cobardia porque é um acto egoista. Ninguem decide simplesmente suicidar-se, é uma decisão com antecedentes que implicam geralmente uma depressão. Quem passa por essa depressão saberá ao certo se a vida valerá o sofrimento, e o suicidio nao é acabar com o sofrimento é não vivê-lo mais! Um abraço e desculpa a "invasão" mas li o blog e gosto do que escreves

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Guilherme. Muito gosto em saber que aprecias o que escrevo. Vai passando e deixa a tua opinião. Valorizo muito isso.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O prazer foi todo meu, caso um dia queiras caçar manda um email.

    ResponderEliminar
  4. Terrivel tema...

    É aterrador pensar que um dia podemos ser surpreendidos com a notícia de que algum dos nossos conhecidos se suicidou, porém temos sempre de ter em conta que nem todos têm a mesma opinião que nós... Nem todos acham que o suicídio é terrível e nem todos têm coragem para enfrentar este desafio, que maior que o desafio da morte... É o da vida!

    Beijo*

    ResponderEliminar
  5. tenho um amigo que se suicidou este ano. foi horrível. ainda penso nele. estás a exprimir-te sobre um tema complexo de uma maneira muito superficial, mas pronto, é da idade. eu sou capaz de me matar. mas isso fica para outro dia...
    quem se mata é porque já não aguenta a dor, o desespero. são pessoas que merecem respeito, compaixão. mas tu és novo. estás apaixonado. aproveita isso e deixa essas coisas da mão.

    ResponderEliminar
  6. Compreendo a tua revolta. Compreendo que penses que não sei nada sobre o assunto. Passaste pela perda de um amigo. Já passei pela perda de várias pessoas importantes para mim. Nenhuma por suicídio. Já lidei com amigos que perderam pais e irmão por suicídio. É difícil. Não estou tão fora dessa realidade como pensas.

    ResponderEliminar
  7. Não acho que o Tiago tenha sido superficial, apenas se perguntou como alguem poderia por termo à vida havendo tanta coisa que nos faz viver. Eu percebo-o como percebo o Euexisto que parece passar a mensagem que ha mais que razões para nos sucidarmos. A verdade é que uma grande parte de nós ja pensou no assunto, sobretudo na adolescencia, e fortes foram os que hoje vivem, não menos fortes mas mais infelizes foram os que não resistiram e nos que resistiram se destacam as pessoas como o Tiago que souberam encontrar razões para sorrir à vida.

    Tanto ha quem tenha sido violado e mal tratado e mesmo assim encontre forças para viver; e é aqui que o Tiago pergunta se não ha razões para nos fazer viver e sorrir para a vida que nos faça lutar contra isso; como ha quem se tenha suicidado por um amor fraquejado que não significava em nada o fim ou razão para tal.

    Quem diria que um homem com mulher e uma filha, no auge da carreira, acabado de ser chamado à selecção de futebol do seu País se poderia matar? E quem diria que um rapaz violado e usado por diversas pessoas tenha não só a força para viver como para contar o que lhe faziam a todo o mundo?

    Tento com isto explicar , euexisto, que independentemente do quanto próximo uma pessoa possar ser de alguem que se tenha suicidado essa pessoa não sabe melhor que alguem se valerá a pena ou não o suicido porque as circunstâncias nunca serão as mesmas. Ha, no entanto, quem tenha mais razões para ser feliz e quem não as tenha mas isso não comprova em nada a razão do suicido, porque neste assunto não ha um padrão por nunca as razões terem a mesma importancia. O simples facto de eu ser violado é mais que razão para me suicidar e mesmo continuando a viver e a ser feliz seria provavelmente melhor compreendido comparado a quem tivesse posto fim à vida por uma desavença no amor, o que não significaria que não tivesse magoado tanto como a violação. E por isso, Euexisto, independemente de seres "capaz de te matar" não poderás dizer ao Tiago que a morte é a solução quando ele apresenta factores que podem prevenir essa situação, citando o Tiago, como as pessoas que nos fazem sorrir

    Resumindo o Tiago não condena quem se suicida mas pergunta-se porque razão o fariam e defende que lutaria tal como muitos lutaram e encontraram razão para viver porque deram à vida oportunidade para tal.

    ResponderEliminar