sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Salazar.

O post de ontem à noite relembrou-me de um tema sobre o qual queria escrever já faz tempo.

Gostava que surgisse um governante que não roubasse o país, que tivesse pulso firme e cujas ideias não mudassem de acordo com o vento.
Salazar era assim. Só a cadeira o tirou do poder. Não concordo com o uso das técnicas da PIDE nem com algumas das tácticas de guerra ultramarinas, mas continuo a achar que ele fez o que 30 anos de políticos eleitos não fizeram. Vejamos.

Portugal tinha uma reserva de ouro bastante grande que desapareceu, tinha colónias riquíssimas (que após o 25 de Abril queriam manter-se anexas a Portugal como Regiões Autónomas) que foram despachadas, fazia obras públicas com verdadeira utilidade (não como a 3ª via Lisboa-Porto que vai servir para tirar transito a uma auto-estrada onde passam cerca de 600(!) carros por hora, e isto para não falar que mal a ponte 25 de Abril ficou paga o Regime acabou com as portagens...), Portugal tinha uma sociedade com valores morais definidos, e tínhamos um panorama politico (que apesar de muito rígido) sério (Salazar pagava as contas de casa do seu próprio bolso).

Estaríamos pior do que agora?

2 comentários:

  1. Faltou-te só referir que, se não fosse Salazar, o 25 de Abril não tinha ponte nenhuma a quem dar o nome.

    Ponte Salazar, assim deveria permanecer. Uma ponte que foi inaugurada 6 meses antes do previsto, ao contrário da mama que existe hoje em dia...com obras que acabam por custar mais do dobro do que o previsto.

    ResponderEliminar
  2. Tambem te faltou referir que se não fosse Salazar Portugal não teria, na altura, 80% de analfabetos e censurados sem possibilidade de avançar um País.

    A vida para quem não vivia dentro das grandes cidades, Interior e Açores, era fácil porque ninguem, como eles diziam, "se metia na vida deles". Pois o que eles não sabiam é que eram simplesmente ignorados e caso houvesse um inverno como este não haviam os apoios que tanto impõe ao estado de hoje e pagavam à mesma os impostos.

    Foi o meu avô quem operou Salazar quando caiu da cadeira, e fê-lo sabendo que ali estava o homem que tantas pessoas mandou matar e que o podia prender, como fizeram quando morreu, por suspeitarem dele.

    No outro dia ouvi um miudo preto a dizer "o Salazar era o melhor os politicos de hoje são uns ladrões", eu ri-me e pensei "os teus avós não acharam isso quando Salazar mandou Portugueses para lá matá-los".

    Os Portugueses nunca estão contentes com o que têm, pois ao menos não temos favelas e as mulheres não são apedrejadas por mostrarem mais que os olhos.

    Os governantes de hoje podem até ser ladrões mas nenhum te rouba a possibilidade de seres quem quizeres.

    ResponderEliminar