quinta-feira, 1 de abril de 2010

Uma via rápida onde as vacas deveriam voar.

Hoje tive a confirmação do que já suspeitava há já algum tempo: as pessoas tem medo de conduzir na Via Rápida Vitorino Nemésio, que liga as cidades da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo.

Ao inicio as pessoas tinham medo das obras, pois iam dificultar o trânsito. Passaram muitos meses (muitos mesmo) e as obras passaram a fazer parte do quotidiano... já é estranho andar pela via rápida sem ver os inúmeros camiões que por lá andavam (a deitar pó, a engarrafar o trânsito e a mandar buzinadelas aos conhecidos que passavam).

Mais tempo passou e outro medo substitui o medo das obras. As pessoas passaram a ter medo das supostas "vacas suicidas". Passo a explicar: algumas pessoas começaram a perguntar-se se as vacas não iriam saltar das pontes que servem para atravessarem de um flanco da via para o outro. De dúvida passou a certeza, as vacas iam saltar! De certeza passou a medo. Ia acontecer, era inevitável. Até hoje estou à espera que uma vaca mais maluca salte.

Nos últimos tempos o medo voltou a mudar. Já ninguém se lembra das vacas voadoras, agora há o pânico aos radares. São só dois, mas é o suficiente para que toda a gente tenha medo de lá andar.

Gostava mais do último medo, as pessoas andavam na Via Rápida Vitorino Nemésio nem que fosse com a esperança de ver uma vaca voadora, hoje já lá não vai ninguém pois todos têm medo de apanhar multas.

Tenho pena, pois o Governo Regional fica com uma grande dívida nas costas por causa de uma obra que se está a revelar relativamente inútil. Arrisco-me a dizer que é a nossa Ota, a nossa pequena obra inútil.

(Ah, e temos a única via rápida do mundo [pelo menos do mundo desenvolvido] que tem rotundas, e são logo 4... o que ajuda muito na missão de dar fluência e rapidez ao trânsito...)

Sem comentários:

Enviar um comentário