quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

"Bonito ou feio?"

É o titulo de um artigo que li num jornal hoje de manhã.

Acho que as definições de bonito e feio são muito relativas. O que é belo hoje não é o que era belo no inicio do século passado. Os ideais mudaram. A imagem mudou. A sociedade evoluiu (ou regrediu, dependendo da opinião de cada um).

Achariam as mulheres de hoje em dia bonito um senhor de peito cheio de cabelo bonito? Tendo em conta as tendências, acho que não. As senhoras do pós-guerra na década de 40 teriam opinião diferente. Deixou de ser belo? o que mudou?

O homem é o mesmo, parece o mesmo que sempre pareceu. Mudaram as definições, as modas e as tendências. Não é bonito ter pêlos a cobrir todo o peito, diz a sociedade. Contudo, as senhoras que viveram nos tempos em que era bonito dirão não a essa tendência, dirão que ainda é bonito. Mas não são elas que impõem as tendências.

Expus este caso, o dos pêlos no peito, mas poderia ser qualquer outro caso: o ser gordo ou não, o ter pêlos nas pernas ou não, o ter o nariz comprido ou não, muitos - foram tendências que mudaram, não coisas que deixaram ou passaram a ser bonitas.

Acho bonitas coisas que outras pessoas podem não achar.

Acho que o bonito é o que é agradável aos olhos de quem vê, é o que nos faz reagir de determinada forma, é algo que nos causa alguma sensação em concreto.

"A beleza está nos olhos de quem a vê."

Sem comentários:

Enviar um comentário