quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Haiti.

É o país do voodoo, é um país das caraíbas, é um país pobre, é um país sem meios. Pouco mais sabia sobre o Haiti.

As noticias sobre o terramoto começaram a inundar os noticiários e a internet. É preocupante. A previsão mais optimista aponta "apenas" para uns módicos 100 mil mortos, enquanto que as mais pessimistas (e quem sabe realistas) apontam para 500 mil. Qualquer um dos números é simplesmente aterrador. São centenas de milhares de vidas ceifadas numa questão de segundos e 8 milhões de vidas profundamente afectadas. Acredito que não haja uma única família sem alguém morto ou desaparecido. Não sei qual a pior das dores, se a da morte de um ente querido se a da incerteza do paradeiro e/ou da condição de alguém. É a dor que se junta ao caos.

Não há muito que se possa fazer (falo de nós, os cidadãos comuns). Apenas rezar (aqueles que acreditam nalguma entidade superior) e tentar transmitir algum tipo de esperança.

Espero que os que podem (por exemplo o super-poderoso vizinho EUA) mandem ajuda, de modo a tentar que a tragédia não tome ainda maiores dimensões com a falta de comida, com a falta de água potável, com a falta de cuidados médicos, com a falta de todos e quaisquer meios, mesmo com a falta de esperança.

Que tudo corra bem, e que hajam boas noticias pelo meio de toda esta tragédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário