segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Casamento homossexual.

O tema está na moda. Corre tinta por todos os lados. Toda a gente opina. Nem todos dão a cara pela sua opinião.

Vivemos num país livre, tal como devo aceitar o facto de alguém gostar de uma pessoa do mesmo sexo a minha opinião deve ser aceite. Não quero que a minha opinião transmita uma imagem de uma pessoa homofóbica, pois tenho amigos que fizeram a escolha de gostar de pessoas do mesmo sexo e não fiquei mais ou menos amigo por isso.

O assunto domina a actualidade. Deverão os homossexuais casar?

No que entendo por casamento: não. Para mim o casamento é o que para a maior parte das pessoas deixou de ser: uma união entre marido e mulher, um compromisso para toda a vida, a base de uma família. A sociedade de hoje fez o favor de destruir os valores do casamento, o que ajuda a confundir as coisas. Uma imagem fraca do casamento ajudou a fazer com que o patamar do casamento parecesse atingível.

Não tenho qualquer tipo de oposição a que os casais homossexuais tenham uma união legal mas, por favor, não a chamem de casamento.

O casamento foi banalizado. Casa-se e "descasa-se" com uma facilidade e frequência assombrosa. Parece um jogo. Quebram-se promessas que seriam para a vida. Espezinha-se. Não há o sentido de compromisso, não há o sentido de união, não há o sentido de família, não há amor. Banalizado.

A palavra casamento quase perdeu o sentido. Não tirem o que ainda resta...

Juntem-se, arranjem uma casa, assentem e vivam felizes.

7 comentários:

  1. Como dizes e bem o casamento perdeu o significado, hoje em dia é quase como um "papel" que diz que duas pessoas estão juntas e por isso podem fazer empréstimos, partilhar tudo e fazer dos filhos mera mobilia que em tribunal se decide onde ficam. O casamento está a perder significado sentimental e tornou-se material tornando-se uma partilha de bens e não de vidas.. Mas não seriam felizes da maneira como dizes: "Juntem-se, arranjem uma casa, assentem e vivam felizes."?
    Admito que pessoalmente não gostaria de ouvir os meus filhos dizer aos amigos que os pais "namoram" e não são casados mas o casamento não prova que amo a pessoa com quem estou, prova que na sociedade somos um casal comum. E sabendo isso casar-me-ia apenas tendo em conta que ia ser uma espécie de oficialização perante amigos e familiares e posteriormente a sociedade.
    Penso que esta seja a luta dos homossexuais, terem o direito de se casarem e serem um casal comum adaptado à sociedade tal como todos os outros casais mesmo sabendo que teriam os mesmos direitos que a União Legal, para que deixem de ser diferentes e olhados de lado e possam fazer mais uma coisa que os casais normais fazem começando assim o caminho para a completa igualdade social.
    Porém viver juntos mesmo sem casamento pode perfeitamente ser uma vida igualmente boa.


    A vida seria muito mais facil como pinguins, para alem de se viver com a mesma pessoa até à morte não eram precisos fatos de 5 mm nesta altura do ano.


    Grande Abraço Tiago e como sempre um excelente post.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma excelente opinião, como sempre.

    Ser pinguim dava jeito. Muito jeito.

    Um abraço e vai passando por cá.

    ResponderEliminar
  3. Passo sim! Compreendo porque te felicitam pelo blog, tens realmente um potencial para falar de assuntos importantes passando-os de banais a interessantes. O Post do Suicido é um excelente exemplo de como tornaste um assunto tão discutido em algo interessante, e espero que continuem a discutir o assunto como voltei a fazer hoje.
    Um grande Abraço Tiago

    ResponderEliminar
  4. Boa noite!!!

    Concordo quando dizes que o casamento já deixou de ser aquilo que era e que perdeu o significado... De facto hoje em dia as pessoas parecem casar-se por tudo quanto é pretexto e divorciar-se por meio pretexto, porém não concordo plenamente que a união de duas pessoas do mesmo sexo não deva ser chamada de casamento...

    Se é verdade que não é uma união entre homem e mulher, e se também é verdade que entre pessoas do mesmo sexo pode não ser realmente sentido e feliz, pode também dar-se o contrário e pode ser que mesmo sendo pessoas do mesmo sexo, gostem verdadeiramente uma da outra e pode até acontecer que juntas tenham uma família =) não que seja um facto recorrente nos dias que correm, mas pode ser um acontecimento feliz.

    Ainda assim, também eu queria dar-te os parabéns, pela forma como abordas os assuntos, sempre agradável e genuína!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela opinião Sara. Pontos de vista diferentes fazem sempre falta, quer para fundarmos ainda mais as nossas crenças, quer para mudarmos de ponto de vista ou mesmo só por mera curiosidade.

    E obrigado pelos elogios :) um dia destes o meu ego rebenta! hahaha

    ResponderEliminar
  6. Lol realmente... Já não te elogio mais! =P Ahahaha

    ResponderEliminar