sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Facebookódependência.

Assistimos à imersão de um fenómeno chamado Facebook. Já existe faz tempo, mas no último ano assistimos a um aumento exponencial no número de registos e na quantidade de horas passadas nesta rede social pelos seus utilizadores.

Porquê?

Penso que a rápida explosão deveu-se ao facto da comunicação e interacção entre as pessoas ser mais facilitada e mais diversa do que nas outras redes. Desde o chat aos jogos onde somos levados ao vicio por uma rápida evolução inicial. Uma mistura de entretenimento com socialização. Uma falsa socialização, no que à minha opinião diz respeito.

Entristece-me ver que muita gente troca a interacção humana (nalguns casos já quase inexistente) por trocas de comentários. São amigos, é certo, mas falta a, quanto a mim, essencial troca de experiências humanas: os olhares, os toques e os sentimentos.

Um vício?

Vou ao Facebook quase todos os dias. Passo cerca de 15 minutos. Passava mais, é certo, mas decidi impedir que se tornasse um problema. Vejo as actualizações, os comentários, os pedidos de amizade e falo ocasionalmente com alguém. Sinto que é importante manter-me em contacto com os meus amigos das redes sociais, mas de uma maneira saudável. Passaria facilmente uma semana ou um mês sem fazer login.
Muita gente passa a barreira do saudável. Passar metade do dia ou, nalguns casos, o dia todo em frente ao ecrã enfiado numa rede social não pode ser benéfico. É um vicio, e os vícios não são saudáveis. As pessoas deixam de se relacionar (nos Estados Unidos um estudo provou que cerca de 20% dos divórcios nas terras do Tio Sam são causados pelo Facebook! Imagino o desespero de uma esposa, de um marido, de uma namorada ou de um namorado enquanto espera pela outra pessoa enquanto esta a pretere para uma rede social), as pessoas deixam de trabalhar, as pessoas deixam de estudar.

Não tenho nada contra este fenómeno, antes pelo contrário. Devem-se criar amizades que podem ser desenvolvidas no mundo real, não apenas no mundo virtual.

"Seja responsável, beba com moderação", "o tabaco mata", e, porque não, alguma frase em relação a (mais) este vício?

4 comentários:

  1. O ponto positivo do Caradelivro é mesmo o que disseste: A facilidade que nos dá para interagirmos com as outras pessoas.

    Pessoalmente sempre odiei o HI5, tambem ja tive e me importei com ele mas quando cresci percebi que as pessoas que metem fotos de bikini na praia e de peito à mostra em casa para serem sensuais não são as pessoas que eu gostaria de conhecer e ser amigo. Só depois de , quando mais novo, ter posto uma foto com o peito à mostra e ter recebido o triplo de comentários que todas as outras fotos é que percebi o que realmente se passava ali: Tinha passado de uma rede social a um "find a date".

    Já o facebook, por enquanto e exceptuando algumas pessoas, tem um sistema mais "relaxado" com os quizes, com os jogos e com o facto de saberes o que todos os outros fazem ou fizeram de interessante.

    Apesar de tudo a minha "paixão" será sempre o Myspace, não so por adorar musica como por saber que geralmente quem por lá passa gosta de musica, para alem disso o facto de ter conhecido a minha cara-metade por lá trouxe um carinho especial e uma certa nostalgia que o hi5 nunca me trouxe quando cancelei a conta.

    Quanto ao vicio concordo plenamente contigo, vejo pessoas da idade dos meus pais constantemente a actualizarem a conta mas relembro que o Facebook foi criado para as pessoas de idade mais elevada, sempre ouvi falar do facebook como "o hi5 dos velhos", e esses velhos geralmente são mesmo dependentes do Facebook principalmente por uma amizade estar apenas a um click do rato. Cada vez mais evoluimos para uma sociedade egoista e preguiçosa que se limita a ficar em casa e a fazer a sua vida por lá esquecendo o que ha la fora. Eu não os condeno porque quando estou em Lisboa, não fossem as aulas, passaria dias em casa porque é onde me sinto melhor. Já na nossa Terceira ficar em casa o dia todo é desesperante e neste momento tou a ficar "blogdosabinodependete" por falta de bom tempo.

    Um grande abraço Tiago e mais um post cheio de caracter e sempre com aquele duvida pendente que nos dá vontade de responder

    ResponderEliminar
  2. Cuidado Sabino...Ainda te violam virtualmente! LOL

    ResponderEliminar
  3. E o "Sou eu próprio!" já arranjou a tua frase para esta vicio: "cuidado..ainda te violam virtualmente". Parece-me bem

    ResponderEliminar
  4. Os 20% de divorcios nos EU por causa do facebook, não me parece que sejam por causa do tempo dispendido a frente do computador, talvez seja mais pelos "contactos" que por lá se fazem :-)

    Ve la se evoluis alguma coisa no travian.
    Mtk

    ResponderEliminar